• 5 de dezembro de 2022

XÔ INFLAÇÃO: Fecosul lança campanha salarial 2022

 XÔ INFLAÇÃO: Fecosul lança campanha salarial 2022

A Fecosul apresentou a sua campanha salarial 2022 nesta quarta, 29 de junho, em reunião da direção via zoom. O slogan é: Xô Inflação, a resposta é a nossa união. A campanha tem como objetivo a valorização dos salários da categoria comerciária, que vem perdendo seu poder de compra devido a inflação.


Veja o que diz o material da campanha:
A economia brasileira está descontrolada e ninguém aguenta mais a INFLAÇÃO. Os aumentos não param no valor dos alimentos, da energia, dos combustíveis, no preço do gás.
A cesta básica no Rio Grande do Sul já subiu 24,7% nos últimos 12 meses, segundo o DIEESE. Enquanto isso o setor do comércio no país acumula altas nos últimos 05 anos seguidos, com média de 1,6% acima da inflação.
A situação é grave e está comprometendo o poder de compra e a renda das famílias dos comerciários e comerciárias, assim como de todos os trabalhadores.
O custo da inflação e da incompetência dos governos não pode recair sobre os nossos ombros! É hora de lutarmos juntos para recuperar nossos salários. Xô inflação, a resposta é a nossa união.

Veja alguns números, desde o início do governo Bolsonaro:
De 2019 para 2022 o aumento de preços do grupo de alimentos essenciais para o brasileiro foi de 48,3%: o dobro da inflação acumulada no mesmo período, que foi de 21,5%.
Óleo de soja: 153% mais caroCafé: 88% mais caroCarne bovina: 75% mais caro
Gasolina: 170% mais caroDiesel: 203% mais caroGás de cozinha: 119% mais caro

NENHUM DIREITO A MENOS
Além de lutarmos juntos pelo nosso salário, também defendemos a manutenção e ampliação dos nossos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho. Direitos como:
AUXÍLIO-CRECHEADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇOQUEBRA DE CAIXAADICIONAL DE HORAS EXTRASE MAIS CERCA DE 80 DIREITOS
Tudo isso que foi conquistado pelo Sindicato, ano após ano, precisa ser novamente negociado junto aos patrões. No entanto, são direitos sobre os quais não abrimos mão. Podemos melhorá-los e ampliá-los, nunca perdê-los ou diminuí-los.

COMÉRCIO VEM CRESCENDO
O setor do comércio vem mantendo crescimento constante nos últimos cinco anos: 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021, segundo dados do IBGE; só teve uma pequena desaceleração do final de 2021 para cá devido a perda do poder de compra dos consumidores.  E o Rio Grande do Sul vem tendo desempenho acima do nacional com crescimento de 8,3% em 2022 e 6,7% no acumulado de maio de 2021 a maio de 2022.
Também é bom lembrar que, mesmo durante a pandemia, boa parte do comércio seguiu funcionando e crescendo, como atesta o IBGE, isto graças ao trabalho e a dedicação dos comerciários e comerciárias que arriscaram suas vidas e a saúde de seus familiares para manter as portas do setor abertas.
É justo e necessário que a categoria comerciária tenha seus salários reajustados, afinal os comerciantes já repassaram o custo da inflação para os seus produtos. É urgente, portanto, recuperar a renda dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Faça parte dessa luta: Xô Inflação. Nossa resposta é a União.

Comerciários

Posts Relacionados