• 8 de setembro de 2025

Sindicomerciários Caxias e Movimento Sindical participaram da 31º edição do Grito dos Excluídos

 Sindicomerciários Caxias e Movimento Sindical participaram da 31º edição do Grito dos Excluídos

O Sindicomerciários Caxias, juntamente com CTR-RS, Fecosul e Movimento Sindical participaram da 31º edição do Grito dos Excluídos na manhã deste domingo, 7 de setembro, em Caxias do Sul, no final dos desfiles do Dia da Independência do Brasil. Durante a atividade que reuniu entidades sindicais, movimentos sociais, e populares foram utilizadas faixas e cartazes durante a caminhada que defendeu a soberania nacional, a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1, os sindicatos fortes e a democracia. O Grito dos Excluídos também aconteceu nas principais cidades do país.

Para Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários Caxias “o momento em que o país está passando torna, mais do que nunca, fundamental a luta pela democracia, e para que os trabalhadores lutem por uma vida além do trabalho, com a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1, sem perda de salário aos trabalhadores e trabalhadoras. Juntamente com a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil Reais, que é uma das bandeiras do Movimento Sindical”.

Conforme a prefeitura municipal de Caxias do Sul, o Desfile da Independência reuniu 15 mil pessoas, entre espectadores e os cerca de 5 mil representantes das 47 entidades participantes.

Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos acontece anualmente no Dia da Independência do Brasil e foi criado em 1995 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em articulação com movimentos sociais e pastorais.

Neste ano, o ato teve como lema “A Vida em Primeiro Lugar” e o tema “Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”. O mote destaca a urgência de enfrentar a crise climática, proteger o meio ambiente, reafirmar a democracia e garantir a soberania nacional, lutando contra anistia para golpistas e defendendo temas como redução da jornada de trabalho e isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

VEJA MAIS FOTOS

Comerciários

Posts Relacionados