Movimento Sindical realiza plenária de lançamento do plebiscito popular

Na próxima sexta-feira, 4 de julho, o Movimento Sindical de Caxias do Sul e região realizam o lançamento do Plebiscito Popular pela redução de jornada de trabalho sem redução de salário, o fim da escala 6×1 e a isenção de pagamento de imposto de renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O evento, que será realizado no auditório do Sindicomerciários Caxias, na rua Pinheiro Machado, 1239, a partir das 9 horas da manhã, contará com a presença da deputada federal Daiana Santos(PCdoB-RS).
A deputada é autora do projeto de lei que pode representar um grande avanço para os trabalhadores brasileiros, especialmente para os comerciários. A proposta prevê a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante pelo menos dois dias consecutivos de descanso remunerado, colocando fim à escala 6×1 tão comum no comércio.
O plebiscito tem início em 1º de julho e, o período oficial de votação, ocorrerá de 14 a 21 de setembro, com participação aberta, gratuita e voluntária. Segundo os organizadores, o Plebiscito Popular contará, neste momento, com duas modalidades possíveis para a coleta de votos, ambas apenas de forma presencial. Uma delas é via urna, com o uso de listas de votantes e cédulas padrão. A outra forma é digital, mas também presencial. Neste formato, a pessoa poderá votar acessando um link via QR Code vinculado a cada urna de votação, que direcionará a pessoa ao sistema de votação.
Sua realização é uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais. A participação na votação é voluntária. Conforme o calendário nacional do plebiscito, estão estabelecidas as seguintes agendas para a próxima quinzena:
1/7: Início da coleta de votos do Plebiscito Popular
1/7 a 6/7: Primeiro Mutirão nacional de coleta de votos
3/7, 18h: Plenária nacional das entidades construindo o Plebiscito Popular
14/07: Lançamento do Plebiscito Popular no Congresso Nacional (Brasília)
Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários Caxias, faz um chamamento aos trabalhadores para participar: “É fundamental a mobilização da população para debater e apoiar a pauta de reivindicação da população. Seguimos sempre na luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida para todos. É preciso readequar a jornada de trabalho a nova realidade do mercado, levando em consideração a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras. Além do descanso, os trabalhadores e trabalhadoras precisam ter um momento com suas famílias, seus filhos, maridos e esposas. Os trabalhadores estão convivendo numa realidade de esgotamento, quase não se desligando do trabalho devido ao uso das novas tecnologias e das novas cobranças. As pessoas estão adoecendo, e não nos damos conta disso!” Mas, também precisamos urgentemente rever a tabela do Imposto de Renda, pois a população, os trabalhadores, não podem sustentar essa carga, quem precisa pagar imposto é quem realmente lucra nesse país. É uma vergonha que um trabalhador pague mais imposto proporcionalmente que uma pessoa que especula no mercado financeiro por exemplo”, complementa Nilvo.