• 5 de dezembro de 2022

Em homenagem na Câmara de Vereadores pelos 90 anos do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi faz defesa do papel social dos sindicatos

 Em homenagem na Câmara de Vereadores pelos 90 anos do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi faz defesa do papel social dos sindicatos

Na noite desta terça-feira, 31 de maio, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou Sessão Solene em homenagem aos 90 anos do Sindicomerciários Caxias. A distinção, aprovada por unanimidade pelos vereadores caxienses, foi um requerimento do vereador Renato Oliveira (PCdoB). No evento, conduzido pela presidente da Câmara, Denise Pessôa (PT), foi entregue uma placa pela passagem do aniversário da entidade, sendo acompanhado por lideranças políticas e do movimento sindical, que também prestaram homenagens. A transmissão pela TV Câmara pode ser revista em nossas redes sociais. O presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi Filho, fez uma defesa do papel dos sindicatos e sua importância para a democracia e a sociedade.

Proponente da homenagem, vereador Renato Oliveira, do PCdoB, fez o discurso de abertura

Homenagens

O vereador Renato Oliveira, que realizou o requerimento da homenagem, ressaltou a importância da história de lutas em defesa dos trabalhadores do Sindicomerciários Caxias. Renato fez um breve relato da história do sindicato, relembrando momentos em que acompanhou conquistas da entidade, como na inauguração da Sede Campestre.

“É uma história construída por várias mãos, de várias diretorias, vários presidentes, um sindicato que soube se renovar, como vemos no vídeo (exibido na sessão) e na mostra fotográfica que recebemos em nossa Câmara esta semana”, ressaltou.

Guiomar Vidor, presidente da FECOSUL e da CTB RS estava emocionado com a homenagem

Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS, e ex-presidente do Sindicomerciários Caxias, relembrou momentos decisivos da história da entidade, como a luta pelo seu reposicionamento ao lado da categoria, no início da década de 1980.”É um imenso orgulho poder fazer parte dos últimos 40 anos de lutas e conquistas, iniciando no começo dos anos 80, quando um pequeno grupo de trabalhadores, comerciários e comerciárias, se uniu para retomar o sindicato, para que se tornasse um instrumento de luta pelos direitos da classe trabalhadora. Através de uma chapa de oposição, tivemos a oportunidade de transformar a história do sindicalismo da cidade, Estado e país, tornando-se uma das principais entidades sindicais, acompanhando e estando ao lado dos trabalhadores nos principais momentos e lutas nacionais”, disse. 

Apesar da noite fria na serra, muitos presentes no auditório da Câmara para prestigiar o Sindicomerciários Caxias

O papel social do Sindicato

O presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, visivelmente emocionado, agradeceu pela homenagem, e ressaltou a importância do apoio e participação dos companheiros e companheiras de diretoria e da sua família. 

Nilvo fez uma defesa da democracia e do papel social das entidades sindicais

Em seu discurso, ressaltou a importância do sindicato para a sociedade. “O sindicato tem um papel importante para a sociedade, é um instrumento da democracia, e é essencial para uma sociedade com mais justiça social, mais avançada, baseada no princípio democrático de pesos e contrapesos. Deve garantir mais equilíbrio nas relações entre o capital, o elo mais forte; e o trabalho, o elo mais fraco”.

Lembrou a fala do Papa Francisco, “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”, em sua reflexão sobre o tema “Pela pessoa, pelo trabalho”.  Afirmou que o papel do Sindicomerciários Caxias, e dos demais sindicatos, tem sido decisivo para a melhoria de renda e de melhores condições de trabalho, ajudando a construir uma sociedade, uma cidade e região mais desenvolvidas. “É com orgulho que, nestes 90 anos, nos tornamos protagonistas e referência nacional. É uma história cheia de desafios e dificuldades, mas cheia de lutas e conquistas. Obrigado a todos que nos antecederam e estiveram ao nosso lado. Que venham mais 90 anos de lutas e conquistas!”, finalizou.

Placa oferecida pela Câmara em homenagem aos 90 anos do Sindicomerciários Caxias

Exposição

Após a solenidade, os presentes foram recepcionados num coquetel, e tiveram a oportunidade de visitar a exposição fotográfica que resgata as lutas e conquistas do sindicato nestes 90 anos, desde sua fundação até a inauguração da nova sede. Na próxima semana será inaugurada a galeria de presidentes da entidade.

Exposição dos 90 anos

Fundado no dia 11 de maio de 1932, inicialmente com apenas 21 empregados e a denominação de Associação dos Empregados no Comércio, o Sindicomerciários representa hoje quase 20 mil trabalhadores e trabalhadoras de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua, realizando mais de 15 mil atendimentos médicos, odontológicos, jurídicos e trabalhistas por ano. Possui uma grande estrutura, com destaque para a nova sede, inaugurada em 2020 durante a pandemia, mais ampla e moderna, além da sede campestre que possui uma bela estrutura de lazer e descanso para os comerciários, comerciárias e suas famílias.

Comerciários

Posts Relacionados