• 21 de junho de 2024

CTB e Fórum das centrais sindicais reúnem-se com Marco Maia para cobrar apoio à pauta dos trabalhadores na calamidade

 CTB e Fórum das centrais sindicais reúnem-se com Marco Maia para cobrar apoio à pauta dos trabalhadores na calamidade

Tendo por objetivo reafirmar a pauta das centrais sindicais, os representantes da CTB, Guiomar Vidor e Jailson Prodes, juntamente com representantes das centrais sindicais, reuniram-se na manhã desta sexta feira, 31, na sede do Ministérios para Reconstrução do RS, com Marco Maia, diretor de Planejamento do Ministério da Reconstrução do RS.

Na oportunidade o presidente da CTB, Guiomar Vidor, apresentou as principais reivindicações do documento, que trata da criação de um auxilio emergencial a ser instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego, MTE, condicionado a negociação coletiva, com objetivo de estabelecer garantia de renda e emprego aos trabalhadores atingidos pela enchente, a prorrogação das Convenções Coletivas de Trabalho por 180 dias, abono de faltas aos desabrigados e impossibilitados de comparecer ao trabalho; assim como um auxílio emergencial para os autônomos, artistas, trabalhadores rurais e aqueles que atuam na economia informal. Outra solicitação fora a criação de frentes de trabalho para limpeza e reconstrução das cidades atingidas.

O documento apresentado lista mais de 20 tópicos que foram construídos de forma coletiva pelas centrais, federações e sindicatos.

O representante da CTB e também dirigente do SIMPA e SINDIBANCARIOS, Jailson Prodes, ressaltou a importância do governo federal implementar alguma medida de auxílio aos trabalhadores do serviço público, que não possuem FGTS e, portanto, não terão esse mesmo auxílio disponibilizado aos trabalhadores celetistas.

Marco Maia se colocou a disposição para encaminhar o documento ao ministro Pimenta e sugeriu uma reunião com o Ministro do Trabalho Luiz Marinho para que esta pauta pudesse ser levada adiante, debatida e na medida do possível, atendida em seus termos.

Comerciários

Posts Relacionados