• 21 de junho de 2024

ALCKMIN FALA SOBRE INVESTIMENTOS NA RECONSTRUÇÃO DO RS E RECEBE PROPOSTAS DAS CENTRAIS SINDICAIS

 ALCKMIN FALA SOBRE INVESTIMENTOS NA RECONSTRUÇÃO DO RS E RECEBE PROPOSTAS DAS CENTRAIS SINDICAIS

Na tarde desta segunda-feira, 27 de maio, o auditório do Sindicomerciários Caxias recebeu Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que esteve em nossa cidade para cumprir agendas e apresentar as medidas para a reconstrução do Estado, fortemente atingido pelas enchentes.  Nilvo Riboldi Filho, presidente Sindicomerciários de Caxias do Sul, diretoria do sindicato e representantes do movimento sindical, lotaram o auditório para receber a comitiva e assistir a apresentação das principais medidas.

Os trabalhos foram conduzidos pela Dep. Denise Pessôa, que formou a mesa de debate com o vice-presidente, Geraldo Alckmin; Amarildo Cenci, presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT RS; Guiomar Vidor, presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, CTB RS e Fecosul; Francisco Macena da Silva, secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego; Márcio França, Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional; e, Paulo Pimenta, Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do RS.

Guiomar Vidor – Presidente da CTB RS e Fecosul

Francisco Macena da Silva, destacou em sua participação a importância do financiamento para as empresas e gaúchos atingidos, e as iniciativas já anunciadas. Pimenta pediu o apoio de todas as autoridades e entidades para que as ações sejam levadas e esclarecidas a todos os gaúchos, lutando contra a desinformação e mentiras e fake News. “É um momento de união, de reconstrução, onde o planejamento e execução das ações precisam chegar as pessoas”. “ Alckmin fez questão de repetir a mensagem de Lula: “como disse nosso presidente Lula, desde o início, não faltarão recursos nem mesmo esforços para reconstruir o RS! O Estado vai virar um canteiro de obras, e o povo gaúcho vai se reerguer! ”

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Na reunião com o movimento sindical e lideranças, Alckmin reforçou a liberação de programas de auxílio a juro zero, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Estas medidas já haviam sido anunciadas pelo governo federal e passaram a valer a partir desta segunda. Segundo o vice-presidente, um encontro entre o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda nesta segunda, iria definir os últimos detalhes de uma medida provisória. A expectativa é que a resolução apresente programas de apoio às empresas, com foco nas grandes e indústrias, com investimento do governo federal que chega a R$ 15 bilhões.

Paulo Pimenta, Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do RS

Guiomar Vidor, em nome das centrais sindicais, falou da importância da garantia de auxílio emergencial aos trabalhadores afetados e ajuda aos setores, além da prorrogação do tempo para as negociações das convenções coletivas de trabalho pelos sindicatos. Guiomar entregou a Alckmin as propostas das centrais sindicais do RS para enfrentamento da calamidade e, as propostas para garantia de emprego, renda e cidadania em face das enchentes no Estado. (veja abaixo)

Comerciários

Posts Relacionados