• 6 de dezembro de 2021

CTB defende o Piso Regional na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

 CTB defende o Piso Regional na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Na manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, Ivanir Perrone, vice-presidente do SINDICOMERCIÁRIOS CAXIAS, vice-presidente estadual e membro da direção nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou da sessão da Câmara Municipal de Vereadores ocupando espaço da tribuna para a defesa e o agradecimento a moção de apoio do Salário Mínimo Regional, proposta pelo vereador Renato Oliveira (PCdoB), aprovada no mês de julho, o que contribuiu para que muitos sindicatos conseguissem fechar as suas convenções coletivas.

O Piso Regional, foi criado em 2001,  para garantir proteção e valorização salarial para estes trabalhadores que o salário mínimo do RS, sendo destinado aos empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, como os domésticos, motoboys e assalariados rurais. São cerca de 1,5 milhão de trabalhadores no estado.

“É inadmissível que após dois anos sem reajuste, o governo Leite não escute os trabalhadores e proponha apenas 2,7% para o Piso Regional. Além de ficar muito abaixo da inflação dos últimos 24 meses, tendo como base o mês de fevereiro, que é 10,3%, e não refletir a atual escalada dos preços (segundo o DIEESE, a cesta básica no RS aumentou em 35% neste período), o índice proposto pelo executivo ameaça de extinção o Piso Regional, porque sem reajustes este perderia sua função. Quando foi criado, equivalia a 1,28 salário mínimo nacional”, apresentou Ivanir na tribuna.

Segundo a dirigente sindical, o Piso Regional é fundamental para o desenvolvimento com distribuição de renda no RS, por isso defendemos uma mesa de diálogo imediata com o executivo, legislativo, os empresários e trabalhadores para resolver esse impasse. Nossa proposta é o reajuste de 10,3% para, pelo menos, recuperar as perdas com a inflação nos últimos dois anos.

Comerciários

Posts Relacionados