• 13 de fevereiro de 2026

Caxias do Sul sedia o 1º Encontro Nacional de Trabalhadores de Comércio e Serviços da CTB

 Caxias do Sul sedia o 1º Encontro Nacional de Trabalhadores de Comércio e Serviços da CTB

Durante os dias 25,26 e 27 de fevereiro de 2026, o auditório do Sindicomerciários Caxias receberá 17 debatedores para abordar 8 temas sobre a luta dos comerciários e comerciárias pelo fim da escala 6×1

Aproximadamente 150 dirigentes sindicais de todo o país estarão reunidos nos dias 25,26 e 27 de fevereiro em Caxias do Sul para participar do 1º Encontro Nacional de Trabalhadores de Comércio e Serviços da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB. O evento, que acontecerá no auditório do Sindicomerciários Caxias, contará com 17 debatedores e 8 temas de discussão, sendo um dos principais temas o FIM DA ESCALA 6X1, POR MAIS VIDA ALÉM DO TRABALHO.

O encontro  abordará temas como a conjuntura nacional e internacional e o mercado de trabalho; NR-01 – Riscos Psicossociais: o olhar da psicologia, da fiscalização e da justiça; a participação das mulheres e da juventude no movimento sindical e na política; a luta pelo descanso semanal remunerado e a redução da jornada de trabalho – Fim da escala 6×1; as mudanças no setor do comércio e serviços e os impactos na organização sindical e do trabalho; e a precarização nas relações de trabalho no setor do comércio e serviços – análise e formas de enfrentamento.

FIM DA ESCALA 6X1 E A LUTA POR VIDA ALÉM DO TRABALHO

Entre os debatedores convidados para o evento estão Daiana Santos, deputada federal (PCdoB-RS), autora do projeto de lei (PL 67/2025) que pode representar um grande avanço para os trabalhadores brasileiros, especialmente para os comerciários. A proposta prevê a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante pelo menos dois dias consecutivos de descanso remunerado, colocando fim à escala 6×1 tão comum no comércio. Lúcia Garcia, graduada em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Especializada em estudos do trabalho e nas técnicas de medição do mercado de trabalho. É docente da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE desde 2006. Sâmia Ciliato, psicóloga com foco em gestão de pessoas e psicologia organizacional, e, Ricardo Maldonado:  líder sindical chileno, atualmente servindo como presidente da Confederación de Trabajadores del Transporte Terrestre (CONUTT) e como membro do conselho executivo da Central Unitaria de Trabajadores de Chile.

Também fazem parte das mesas debatedoras, Nivaldo Santana, dirigente sindical, atuando como Secretário de Relações Internacionais da CTB; Adilson Araújo, presidente nacional da CTB; Ronaldo Leite, secretário geral da CTB nacional; Vânius Corte, Gerente Regional do Trabalho de Caxias do Sul e auditor-fiscal do Trabalho; Rodrigo Ribeiro, professor e pesquisador; Dr. Marcelo Porto, juiz do Trabalho; Abgail Pereira, ex-secretária da Mulher CTB Nacional e ex-secretária do Turismo do RS; Henrique Domingues, secretário da Juventude CTB Nacional; Clomar Porto, assessor de comunicação CTB RS; Marcos Pereira, assessor de comunicação SEC RJ; Guiomar Vidor, presidente FECOSUL e vice-Presidente CNTC; Márcio Ayer, presidente SEC RJ e coordenador da secretaria do Comércio e Serviços da CTB e, Dr. Luiz Alberto de Vargas, desembargador do TRTR-4.

Para Guiomar Vidor, presidente FECOSUL e vice-Presidente CNTC, um dos palestrantes convidados, ”O sindicalismo brasileiro inicia o ano de 2026 com a meta unitária de mobilizar a classe trabalhadora para conquistar a redução da jornada de trabalho e o fim da exaustiva escala 6×1. Fortalecidos pelos recentes  acenos do governo federal, dirigentes sindicais planejam uma ‘grande onda nacional’ para converter o debate em lei ainda neste primeiro
semestre, aproveitando a janela política do ano eleitoral”. Neste ano obtivemos uma grande conquista com a isenção do Imposto de Renda (IR) para os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil reais, “agora precisamos lutar por qualidade de vida também! ”

Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários Caxias, demostra a satisfação de estar sediando o evento, que promete fomentar a discussão sobre os principais temas do mundo sindical, em especial aos comerciários e comerciárias. “O fim da escala 6×1 é nossa principal bandeira, e contamos com o apoio da categoria para fazer a discussão, a luta. O debate sobre a redução da jornada avança de forma simultânea na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O PL 67/2025, da deputada Daiana Santos, tramita na Comissão do Trabalho e dialoga diretamente com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo senador Paulo Paim (PT). O projeto prevê a redução da jornada para no máximo 40 horas semanais, além da garantia de dois dias de repouso remunerado por semana”. Nilvo finaliza afirmando que “o evento vai fortalecer e fomentar a luta de cada trabalhador e trabalhadora por ter mais tempo com suas famílias, além de representar mais saúde mental, já que nos deparamos com um crescimento assustador na busca por ajuda psicológica e psiquiátrica dos trabalhadores, causados principalmente pela exaustão”.

Veja a programação completa do evento neste:

Comerciários

Posts Relacionados