• 4 de março de 2024

CAMPANHA SALARIAL: Empresários do segmento lojista não apresentam nenhum avanço na reunião de negociação

 CAMPANHA SALARIAL: Empresários do segmento lojista não apresentam nenhum avanço na reunião de negociação

Na segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2023, os empresários lojistas de Caxias, representados pelo Sindilojas, mantiveram a mesma posição da primeira reunião: não aceitam dar aumento real e valorizar os comerciários e comerciárias. Ou seja, mantiveram a mesma proposta que consiste em reajustar os salários com base apenas nos 3% do INPC. O Sindicomerciários Caxias reafirmou que a reivindicação da categoria comerciária é de 6% de aumento (3% que é o INPC do período + 3% de aumento real).

Mais uma vez os patrões lojistas, ao invés de apresentar um índice melhor para o reajuste, insistiram em atacar os direitos dos comerciários e das comerciárias, o que foi imediatamente rechaçado pelo Sindicomerciários. “Não aceitamos retrocesso e vamos seguir lutando por um aumento com ganhos reais, não apenas os 3% do INPC e pela manutenção de todos os nossos direitos! É justo, é isso que os comerciários e as comerciárias de Caxias merecem e precisam ser valorizados”.

Sindicomerciários Caxias defende acordo já

Para o Sindicomerciários Caxias, os bons resultados do comércio justificam que a categoria tenha uma maior valorização; por outro lado, Caxias tem tido um dos maiores valores da cesta básica no RS, o que tem pesado nos orçamentos das famílias trabalhadoras.

“Estamos insistindo na valorização com aumento real da categoria porque entendemos que os empresários podem melhorar a proposta. Eles não podem enxergar só o lucro, acima do bem-estar e do que merecem seus funcionários. É preciso que eles temham sensibilidade e responsabilidade social”, completou Nilvo.

O Sindicomerciários segue apostando no diálogo e na negociação para que se chegue logo a um acordo. A data-base dos comerciários e comerciárias caxienses é julho.

Não há nova reunião marcada, mas Nilvo afirmou ainda que o sindicato, com o apoio dos trabalhadores e trabalhadoras, irá manter a luta pela pauta e pela valorização da categoria.

O QUE REIVINDICAM OS COMERCIÁRIOS CAXIENSES:

• Reajuste dos salários com aumento real: 6% (que corresponde ao INPC+3%)
• Licença maternidade de 180 dias e paternidade de 20 dias
• Auxílio-estudante
• Transporte gratuito
• Reajuste no auxílio-creche
• Vale-alimentação
• Plano de saúde
• Proibição de trabalho intermitente
• Proibição de terceirização nas atividades fins

Comerciários

Posts Relacionados