6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres mobiliza delegadas no Rio Grande do Sul

Foto: Rodrigo Chagas
Participação do Sindicomerciários Caxias, através da nossa tesoureira e ex-presidente, Ivanir Perrone, na 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul (6ª CEPMRS), de 12 a 14 de setembro, no Hotel Ritter, em Porto Alegre. Organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul (CEDM/RS) e pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o encontro reúniu autoridades, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas e o fortalecimento da participação social e política das mulheres.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o encontro, que segue até amanhã (14), irá definir as propostas prioritárias e eleger as 102 delegadas que representarão as mulheres gaúchas na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.
Durante a abertura, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a responsabilidade das delegadas. “Vocês representam 5,8 milhões de mulheres deste estado, espalhadas por 497 municípios. Mais de 51% da população gaúcha são mulheres. É uma grande responsabilidade de vocês, e eu espero que saiam daqui com essa consciência”, afirmou.
A ministra chamou atenção para os índices alarmantes de violência contra as mulheres no estado. “O Rio Grande do Sul é o sétimo em feminicídios e o sexto em casos de estupro, com mais de 2,2 mil registros só em 2025. Nós não podemos admitir isso. Temos que dar visibilidade a esses dados, porque esta conferência também prepara o próximo Plano Estadual de Política para as Mulheres”. Ela lembrou ainda que, após mobilização da sociedade civil, o estado contará com uma Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Ela lembrou ainda que, após mobilização da sociedade civil, o estado contará com uma Secretaria de Políticas para as Mulheres. “Temos uma lei estadual que será sancionada nos próximos dias, criando a Secretaria de Estado de Política para as Mulheres, com uma mulher à frente dessa estrutura. Isso é fundamental para avançar”, ressaltou.
Ao projetar a etapa nacional, a ministra afirmou que a 5ª CNPM será um marco na construção de políticas públicas para as mulheres. “Queremos fazer dessa conferência um grande marco histórico do Brasil. A partir dela, teremos toda a autoridade e legitimidade para dizer que construiremos o melhor Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Esse plano precisa interferir no orçamento federal, estadual e municipal, garantindo recursos e ações em todas as áreas”, declarou.
Quem foi Miguelina Vecchio
A conferência leva o nome de Miguelina Vecchio, histórica militante feminista e defensora dos direitos das mulheres no Rio Grande do Sul. Sua trajetória foi marcada pela atuação em movimentos sociais, na luta contra a ditadura militar e na defesa da democracia, sendo referência para diferentes gerações de mulheres engajadas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
5ª CNPM
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.

