• 22 de fevereiro de 2024

Transparência: comerciários e comerciários aprovam prestação de contas 2022 e previsão orçamentária para 2024 do Sindicomerciários Caxias

 Transparência: comerciários e comerciários aprovam prestação de contas 2022 e previsão orçamentária para 2024 do Sindicomerciários Caxias

O Sindicomerciários Caxias realizou na noite de segunda-feira, 04 de dezembro, a assembleia geral para prestação de contas da entidade referente ao ano de 2022 e previsão orçamentária para 2024 no salão de eventos da entidade. Ambas foram aprovadas por unanimidade pelos comerciários e comerciárias presentes. Também foi apresentado para os presentes e a diretoria um resumo das atividades de 2023, até outubro, com mais de 9 mil atendimentos médicos realizados pela assistência médica do sindicato.

Guiomar Vidor fala sobre o cenário político, mudanças e lutas trabalhistas

O presidente da Fecosul, e CTB-RS, Guiomar Vidor, abriu a assembleia fazendo um retrospecto das atividades políticas e sindicais, especialmente sobre a Portaria 3.665/2023 que efetuou uma série de alterações na Portaria 671/2021, que regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho. “consideramos que a decisão do Ministério do Trabalho em portaria publicada, estabelecendo que a abertura do comércio em feriados seja permitida desde que haja autorização em convenção coletiva, repõe importante garantia para o direito dos trabalhadores e fortalece a negociação entre as partes, além de ser uma segurança jurídica”. A nova regra estabelece ainda a necessidade de que seja observada a legislação municipal e que apenas as feiras livres poderão abrir nos feriados sem acordo coletivo. Guiomar salientou que, “embora tenhamos conquistado uma grande vitória recolocando o país no rumo do crescimento, com um governo voltado aos anseios dos trabalhadores, a luta sindical não pode parar”.

Investimentos e ampliação dos atendimentos

O ano foi marcado por investimentos que possibilitaram a ampliação dos atendimentos, possibilitado principalmente pela centralização dos serviços na nova sede e a contratação de novos médicos. O presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, e a tesoureira, Ivanir Perrone, fizeram uma breve explicação dos serviços oferecidos pelo sindicato e, apresentou o balanço dos atendimentos até outubro deste ano. Até o momento, foram realizados aproximadamente 9.200 atendimentos médicos e odontológicos, sendo 2.236 consultas de clínico geral, 571 de pediatria; 1.228 de psicologia; 914 de psiquiatria; e 1.170 de ginecologia.

O departamento jurídico realizou 580 atendimentos presenciais e mais de 1,250 por telefone ou meios digitais, que resultaram em 102 processos trabalhistas e 13 em cíveis, assim como 18 ações de cobrança de multas e contribuição negocial. Já o departamento de dúvidas trabalhistas realizou 204 rescisões de contrato de trabalho; além dos atendimentos via telefone e presenciais aos comerciários e comerciárias.

Nilvo concluiu agradecendo o trabalho de todos e a contribuição dos sócios e comerciários e comerciárias que contribuem com a entidade, “só conseguimos prestar esta quantidade de atendimentos com o empenho de cada um, numa sede nova e moderna, com consultas a valores acessíveis, tanto para sócios como para dependentes. Não só os atendimentos, mas a luta política, por melhores condições de trabalho, pela valorização de cada trabalhador e trabalhadora. Por um salário digno, com reposição salarial, e dignidade”. Para o ano que vem “teremos novos desafios, como a reforma das piscinas na Sede Campestre, que não foram feitas este ano”, já adiantou o presidente da entidade, “a sede é uma conquista histórica da categoria, e a Temporada de Verão é esperada pelos trabalhadores e trabalhadoras o ano inteiro, mas requer manutenção constante”, finalizou.

Comerciários

Posts Relacionados