• 21 de junho de 2024

Sindicomerciários Caxias realiza palestra de prevenção ao suicídio para comerciários e comerciárias do Atacadão na semana de prevenção SIPAT

 Sindicomerciários Caxias realiza palestra de prevenção ao suicídio para comerciários e comerciárias do Atacadão na semana de prevenção SIPAT

Na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, o Sindicomerciários Caxias, através do departamento médico realizou a palestra de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, na “Semana de Conscientização Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT” para os comerciários e comerciárias da empresa Atacadão. A palestra com Dra. Tamiris Riboldi, psicóloga da assistência médica do sindicato, reuniu os trabalhadores e trabalhadoras da empresa e representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A Dra. Tamiris trabalhou a importância de procurarmos ajuda nos momentos em que estivermos passando por dificuldades. “Todos precisamos de alguém para nos escutar em muitos momentos, seja um amigo, colega, familiar ou um profissional, psicólogo ou psiquiatra. Precisamos perder o medo de buscar ajuda! ”  As representantes do sindicato lembraram que, “em recente palestra realizada no sindicato, a Dra. Marina Guerra, diretora da Rede de atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, que destacou a importância de atividades como a palestra e, apresentou os dados do crescimento exponencial dos casos durante a pandemia, quando foi registrado um aumento, principalmente entre crianças e adolescentes e, na tentativa de suicídio entre crianças. Em 2021 e, 2022, foram registrados 52 casos de suicídio em nossa cidade. ”

Para a diretora do departamento de saúde do sindicato, Silvana Ferraz, “o convite e a receptividade da empresa, através de seu departamento de recursos humanos, para estar realizando esta atividade com os trabalhadores e trabalhadoras é fundamenta, ainda mais que neste momento que vemos o aumento dos casos de depressão e suicídios em nossa cidade”. Silvana acrescenta que “nas próximas semanas estaremos visitando outras empresas para realizar atividades de prevenção. Toda iniciativa é importante para ajudar os trabalhadores e trabalhadoras, assim como suas famílias”.


Como ajudar uma pessoa com depressão 

  • Mostre-se à disposição para escutar e tenha a mente aberta.
  • Ouça sem julgamentos e não minimize o sofrimento da pessoa.
  • Evite frases como “não é tão grave assim”, “já passei coisa pior” ou “você não se esforça o bastante”.
  • Não demonstre pena e evite frases como “é difícil sua vida mesmo, não sei como você aguenta”.
  • Não coloque o foco em você. Durante a escuta, não fale sobre você. Escute.
  • Reforce o quanto você gosta e ama a pessoa e destaque que ela é importante para você.
  • Incentive a pessoa a buscar ajuda de uma psicóloga ou psiquiatra.
  • Mantenha o contato periódico para saber como a pessoa está.
  • Mostre que você está presente com frases como “estou do teu lado”, “estou aqui para conversar” e “tua vida é muito importante”.
  • Pergunte de que forma você pode ajudar e se prontifique.
  • Você enfrenta um momento difícil: ligue para o 188, voluntários do Centro de Valorização à Viva (CVV) estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Se uma pessoa próxima expressa vontade de se suicidar, leve a frase a sério (a maioria das pessoas fala sobre a vontade antes do ato) e encaminhe a pessoa para ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Procure ajuda

Caso você esteja enfrentando alguma situação de sofrimento intenso ou pensando em cometer suicídio, pode buscar ajuda para superar este momento de dor. Lembre-se de que o desamparo e a desesperança são condições que podem ser modificadas e que outras pessoas já enfrentaram circunstâncias semelhantes.

Caso não estiver confortável em falar sobre o que sente com alguém de seu círculo próximo procure:

– Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O CVV (cvv.org.br) conta com mais de 4 mil voluntários e atende mais de 3 milhões de pessoas anualmente. O serviço funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados), pelo telefone 188.

Você também pode buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS)  mais próxima de sua casa, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no telefone 192, ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Serviços disponíveis em Caxias do Sul:

CAPS Cidadania
Rua Plácido de Castro, 733 – Exposição
Atendimento ao público: Segunda a sexta – das 8h às 18h
Telefones: (54) 3901.1324 / 3228.5519
Celular: (54) 98421.0094

CAPS Integração
Endereço: Rua Duque de Caxias, 2631 – Pio X
Atendimento ao público: Segunda a sexta – das 8h às 18h
Celular: (54) 98418 6410 / (54) 98429 6217

CAPS Infantojuvenil Mosaico Aquarela
Rua dos Ipês, 715 – Cinquentenário II
Atendimento ao público: das 8h às 18h
(54) 3901.1296 / 3901.1624
Celular: (54) 98418.8409

Assistência Médica do Sindicomerciários Caxias: (54) 9 9950-9322

Comerciários

Posts Relacionados