• 24 de abril de 2024

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SINDICOMERCIÁRIOS CAXIAS RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO

 PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SINDICOMERCIÁRIOS CAXIAS RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO

Na manhã desta quinta-feira, 21 de março, os clínicos gerais que atendem na Assistência Médica do Sindicomerciários Caxias, receberam treinamento sobre a portaria GM/MS Nº 217, de março de 2023 – Lista Nacional de Notificação Compulsória. O treinamento, realizado pela enfermeira Léia Cristiane Löeblein Fernandes Muniz, da Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, é destinado as pessoas que prestam os atendimentos iniciais os trabalhadores após a ocorrência de acidentes, como é o caso dos médicos, clínicos gerais, responsáveis pelas notificações.

A portaria substitui o agravo “Acidente de trabalho: grave, fatal e em crianças e adolescentes” da portaria anterior, por “Acidente de Trabalho” na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Deve ser realizada em até 24 horas depois do primeiro atendimento ao paciente.

Segundo a Diretora de Saúde do Sindicomerciários Caxias, Silvana Ferraz, “a capacitação e o treinamento da equipe médica da Assistência Médica do sindicato é fundamental, pois os trabalhadores e trabalhadoras buscam nosso atendimento pela agilidade e qualidade do atendimento. Os nossos médicos, principalmente os clínicos gerais fazem o primeiro atendimento dos comerciários e comerciárias e suas famílias, são responsáveis pela identificação dos casos de acidentes de trabalho. ”

Vigilância em Saúde do Trabalhador – Visat

A Visat é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), e consiste num conjunto de ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora e, que devem ser realizadas de forma contínua e sistemática, ao longo do tempo, visando a detecção, conhecimento, pesquisa e análise dos fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho de modo a fornecer subsídios para o planejamento, execução e avaliação de intervenções sobre esses aspectos, visando a eliminação ou controle.

Comerciários

Posts Relacionados