• 18 de julho de 2024

Novos diretores do Sindicomerciários Caxias participam de curso de formação sindical

 Novos diretores do Sindicomerciários Caxias participam de curso de formação sindical

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, os novos diretores do Sindicomerciários Caxias participam do curso de formação de lideranças sindicais no auditório da nova sede da entidade, ministrado pelo professor de história Saulo Bastos Velasco, com o tema “História dos sindicatos e seu papel na organização da luta dos trabalhadores”. Para o segundo dia está programado a participação do presidente da Fecosul e CTB-RS, Guiomar Vidor, para falar sobra a conjuntura econômica e política atual e o movimento sindical.

O treinamento aborda a história de lutas, de organização e de conquistas do movimento sindical e a evolução do homem em sociedade e movimentos de organizações sócias, resgatando os acontecimentos históricos que resultaram no surgimento dos sindicatos no Brasil e no mundo, como a situação de exploração e precariedade dos trabalhadores durante a Revolução Industrial e o fim do regime escravista. Saulo monta um paralelo entre as realidades mundiais e nacionais, fazendo um contraponto entre a situação brasileira e europeia neste período e as consequências ao mercado de trabalho e à economia.

Para Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários, a capacitação dos diretores da entidade é fundamental, pois são o principal canal de comunicação dentro das empresas com os trabalhadores.   “Com mais informações sobre a história do movimento sindical os novos diretores conseguirão ter uma dimensão das conquistas que os trabalhadores obtiveram com a luta sindical, levando aos seus colegas nas empresas”, conclui.

Comerciários

Posts Relacionados