• 21 de junho de 2024

Movimento Sindical realiza plenária de reestruturação da Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho

 Movimento Sindical realiza plenária de reestruturação da Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho

No próximo dia 12 de junho, segunda-feira, o Movimento Sindical, com apoio das centrais sindicais, CTB, CUT e CSB, realizam a plenária de reestruturação da Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho. O evento acontece no auditório do Sindicomerciários Caxias, na Rua Pinheiro Machado, 1239, a partir das 14h.

Para participar da plenária foram convidados Claudir Nespolo, superintendente do Trabalho e Emprego (MTE), que fará a apresentação e funcionamento da Superintendência do Ministério do Trabalho; Vanius Corte, gerente regional do MTE, que abordará a fiscalizações do Ministério do Trabalho; e Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS. Após a apresentação das pautas pelos convidados, será eleita a Comissão Consultiva, formada por integrantes do movimento sindical.

A Comissão Consultiva do Ministério do trabalho foi criada nas primeiras gestões do governo Lula, formada por representantes das entidades sindicais, para debater e apontar as demandas regionais do mercado de trabalho. Após o golpe, no governo Dilma, a comissão não foi mais formada.

Para Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS, “a retomada da Comissão Consultiva é fundamental para apontar as áreas em que o MTE precisa atuar de maneira preventiva e promover ações. Vimos nos anos que se seguiram ao golpe, o crescimento exponencial dos casos de trabalho análogo a escravidão em nossa região, por exemplo, como os recentes casos das vinícolas. Também presenciamos o crescimento de mortes nos locais de trabalho, até mesmo de adolescentes. Tudo provavelmente pelos efeitos extremamente prejudiciais da Reforma Trabalhista, que enfraqueceu os vínculos trabalhistas e trouxe mais precarização”.

Claudir Nespolo, superintendente do Trabalho e Emprego (MTE)

Vanius Corte, gerente regional do MTE

Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS

Comerciários

Posts Relacionados