• 13 de junho de 2021

LIVE LANÇA MARCA DA CAMPANHA SALARIAL: “OS COMERCIÁRIOS E AS COMERCIÁRIAS SÃO ESSENCIAIS”

 LIVE LANÇA MARCA DA CAMPANHA SALARIAL: “OS COMERCIÁRIOS E AS COMERCIÁRIAS SÃO ESSENCIAIS”

O Sindicomerciários Caxias lançou a marca da campanha salarial 2021 na noite desta quinta-feira, 27, em uma Live que também serviu para comemorar os 89 anos da entidade. O evento contou com a participação do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo e com ex-presidentes que falaram sobre a história de lutas do Sindicato.

A economista do Dieese, Daniela Sandi, iniciou a atividade com a apresentação do panorama econômico e das projeções do mercado do trabalho para 2021; a seguir, o jornalista Clomar Porto, coordenador de comunicação do Sindicomerciários Caxias, apresentou a identidade e estratégia de comunicação da campanha salarial deste ano.

ECONOMIA DEPENDE DA VACINA PARA RETOMAR PLENITUDE

Daniela mostrou um cenário de dificuldades oriundas da crise econômica que se agravou por causa da pandemia. Destacou, porém, que há um movimento de retomada em diversas partes do mundo nas quais já avançou a vacinação – mas no caso do Brasil ainda há um atraso muito grande na imunização.

Outra questão que ela destacou foi o índice elevado de inflação que é verificado no país e que deverá tem impacto na negociação dos comerciários.

No setor do comércio, verifica-se que tem havido crescimento em alguns setores, sobretudo pelo aumento das vendas on-line. Outro dado significativo apresentado refere-se ao grau de adoecimento e óbitos decorrentes da Covid-19 na categoria comerciária: é um dos mais altos comparativamente a outras categorias profissionais.

Daniela enfatizou que a vacinação é fundamental para o Brasil começar a retomar o ritmo da economia.

OS COMERCIÁRIOS SÃO ESSENCIAIS

A logomarca da campanha salarial 2021, apresentada no evento, dialoga diretamente como papel que a categoria vem desempenhando neste momento. Os comerciários e as comerciárias têm estado na linha de frente, desde o início da pandemia, arriscando sua saúde para garantir o abastecimento da população, por isso são essenciais.

Por outro lado, há uma necessidade de reposição da inflação e aumento real nos salários e pisos da categoria, para que haja justiça diante de tanto empenho e compromisso com a manutenção do trabalho no setor.

A estratégia de comunicação da campanha tem como objetivo inicial mobilizar a categoria em torno do conceito e das principais reivindicações, como a reposição do INPC + 2% de aumento real, elevação nos pisos, ampliação do auxílio-creche, triênios e quinquênios e bonificação para o trabalho aos domingos e feriados.

89 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

Coube ao presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, fazer a fala inicial do ato dos 89 anos do Sindicomerciários Caxias. Araújo fez questão de destacar que o Sindicomerciários Caxias completa 89 anos com renovação em meio a um momento que pede uma nova maneira de se fazer política e a luta sindical, num enfrentamento ao descaso do governo frente a uma crise política, social e sanitária sem precedentes. “A economia, que já estava em crise, ainda pelos efeitos do golpe e das reformas Trabalhistas e da Previdência, está se deteriorando cada vez mais, principalmente com a pandemia. Vivemos num país onde apenas 1% detém para si a maior fatia das riquezas, deixando a maioria da população praticamente na miséria, onde já nem se pede mais dinheiro, mas um prato de comida!”, concluiu.

O convidado Luiz Carlos Motta, presidente da CNTC, Deputado Federal (PL/SP), em vídeo encaminhado para o evento, disse que “este é uma momento muito especial, quando se comemoram os 89 anos de fundação deste combativo sindicato e o lançamento da nova campanha salarial, onde, com o trabalho exemplar de seus diretores e suas diretoras, os comerciários sabem que são representados por dirigentes capacitados para promoção do bem estar da categoria. Sei que é histórica a trajetória do Sindicomerciários Caxias, com constantes melhorias nas condições de vida e trabalho dos trabalhadores”.

Solange Carvalho, vice-presidente da entidade na gestão de Guiomar Vidor, que assumiu a presidência durante seu afastamento para concorrer à câmara de vereadores, relembrou que “foram 89 anos de lutas, conquistas e resistência, de um sindicato que sempre esteve ao lado da classe trabalhadora, que nunca perdeu a noção da sua importância, composto por mulheres e homens que sempre estiveram presentes na defesa da democracia, na defesa dos direitos da categoria comerciária. Neste sentido, é muito importante a existência de um sindicato forte, principalmente agora que nós vivemos uma situação muito sombria, onde os direitos dos trabalhadores estão sendo retirados. A nível não temos uma política de reconhecimento da classe trabalhadora, e sim de massacre. Neste momento, o fortalecimento do sindicato e da categoria é muito importante. Neste momento, em que o sindicato faz 89 anos, quem está de parabéns  são todos os comerciários, a categoria”.

Paulo Pacheco, ex-presidente da entidade (1995 a 2001) e atual diretor de patrimônio, demostrou seu orgulho por sua luta de a mais de três décadas no movimento sindical, pela luta com todos os antigos e novos diretores, lembrando da importância da união para a retomada dos rumos das política nacional para salvar os trabalhadores do caminho de retrocesso e perda direitos que estamos sofrendo, e agora, até mesmo do risco à vida de cada trabalhador.

Ivanir Perrone, ex-presidente da entidade e atual vice-presidente, que presidiu a entidade por três gestões (2001 a 2010), resgatou as lutas travadas nos anos de 1980, como o Sábado Inglês, e a luta pelo descanso dos trabalhadores nos finais de semana. Ressaltou que o sindicato valoriza o trabalho das mulheres e que, “jamais poderíamos imaginar passar pela situação atual, onde não lutamos apenas para manter direitos, mas pela vida de cada trabalhador, por testagem e vacinação, para que o trabalhador e suas famílias não tenham que viver com o medo de adoecer e perder seu emprego e renda! Nossa luta hoje é pela resistência!”

Sílvio Frasson, ex-presidente da entidade (2010 a 2018) e atual secretário geral, também relembrou a constituição de uma chapa de oposição, em 1983, para retomada do sindicato dos interventores colocados pelo Regime Militar. Lembrou da luta pela redemocratização do país, contra a censura e pela nova Constituição. “A luta atual é uma continuidade deste trabalho iniciado nos anos 80. Estamos numa época difícil para os trabalhadores e toda a população. Precisamos de Unidade e luta para reconquistar o que perdemos e derrotar este governo que veio para destruir a classe trabalhadora!”

Guiomar Vidor, que é presidente da Fecosul e da CTB RS, e foi presidente nos anos de 1989 a 1995, lembrou que “os movimentos sociais estão se unindo para reverter o quadros de retrocesso, o rumo da crise que se agravou ainda mais em decorrência do descaso do governo perante a pandemia, numa gestão desastrosa e criminosa”. Também destacou a retomada do sindicato no início dos anos 1980 e a busca pela renovação. Pra Guiomar, “o Sindicomerciários conseguiu sobreviver a todas as crises e se renovar, sendo referência de luta pelos direitos dos trabalhadores e da busca por mudanças políticas e sociais”.

EMOÇÃO, LUTA E COMPROMISSO COM O FUTURO

O presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, disse que a atividade foi importante porque além de lançar a campanha salarial 2021 teve a emoção de homenagear os 89 anos do Sindicato, com a presença de  vários ex-presidentes. “Desde o início dessa pandemia priorizamos a defesa da vida, dos empregos, da renda, dos direitos dos comerciários e comerciárias e a vacina já para todos. O Sindicomerciários é luta, mas também é acolhimento e serviços! Neste ano de 2021 foi inaugurada a nova sede, um antigo sonho da categoria comerciária. É um prédio moderno, acessível, que valoriza o patrimônio da categoria e qualifica ainda mais os atendimentos que o Sindicomerciários realiza para a família comerciária, como os médicos, psicólogos, a assessoria jurídica e dentistas! E possui uma sede campestre que é um orgulho, um espaço qualificado de lazer para a família! Ao completar seus 89 anos o Sindicomerciários está voltado para o futuro através da construção de uma entidade cada vez mais moderna, forte e representativa, e reafirma o compromisso como entidade classista, que defende os direitos da categoria e também luta ao lado da classe trabalhadora pela recuperação da democracia, dos direitos e pela valorização do trabalho; por um Brasil com igualdade e esperança”.

Assista a live dos 89 anos do Sindicomerciários Caxias!

Comerciários

Posts Relacionados