• 20 de junho de 2024

Fecosul recebe homenagem pelos seus 85 anos

 Fecosul recebe homenagem pelos seus 85 anos

Ao longo de sua existência, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) participou de várias lutas em defesa das trabalhadoras e trabalhadores, como a construção da Consolidação das Leis do Trabalho (a CLT), ainda no governo de Getúlio Vargas, a redução da jornada semanal e o piso regional. Pensando em valorizar a história de luta da entidade, a vereadora Biga Pereira propôs a sessão solene pelos 85 anos da Fecosul, realizada nesta segunda-feira (30) na Câmara Municipal.

Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e da CTB-RS, lembrou que a Federação nasceu da efervescência da luta da jovem classe trabalhadora do Brasil” em um momento em que a grande maioria dos trabalhadores brasileiros nada tinha”. Ele relembrou a pressão exercida pela Federação na redemocratização do país, ressaltou sua participação ao lado das conquistas da classe trabalhadora ao longo de oito décadas e criticou a reforma trabalhista e previdenciária, que chamou de a maior regressão civilizacional que o País já enfrentou. Por fim, Vidor ressaltou que a Fecosul sempre foi rebelde e sempre esteve à frente da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras e na construção de um novo país.

“Eles tentaram sufocar os sindicatos, mas nós ressurgimos das cinzas. Queremos fortalecer a negociação coletiva e restabelecer os direitos que nos foram retirados. Nossos 52 sindicatos filiados têm o pensamento do progresso, da justiça social e de um Brasil novo, que atenda aos interesses daqueles que produzem a riqueza deste país”, concluiu Vidor.

Proponente da homenagem, a vereadora Biga Pereira não apenas destacou a atuação da Fecosul junto aos trabalhadores, mas comentou os desafios que a categoria ainda enfrenta, em especial, as mulheres: “Na pandemia, sofreram sobremaneira. As creches estavam fechadas, e elas não tinham onde deixar seus filhos. Mesmo assim, lá estavam, trabalhando”, destacou. Com informações: Câmara Municipal de Porto Alegre.

Fonte: ctb.org.br

Fotos: Rodrigo Positivo

Comerciários

Posts Relacionados