• 27 de maio de 2024

CTB RS comemora 15 anos em meio a novas lutas e desafios

 CTB RS comemora 15 anos em meio a novas lutas e desafios

O seminário, que celebrou os 15 anos de CTB RS e debateu o plano de lutas diante dos desafios da conjuntura do atual momento e também do que vem pela frente, terminou nesta sexta-feira, 31/03. No auditório da Fetag-RS, diversas lideranças sindicais estiveram presentes para acompanhar mais participações importantes para o encontro. Os painelistas desse dia foram o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, o desembargador Francisco Rossal de Araújo, e o presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo.

Rossal trouxe os problemas causados pela reforma trabalhista e como houve pouca discussão sobre o tema. “Essa reforma, por exemplo, diminuiu o número de ações trabalhistas e eu preciso, no mínimo, discutir sobre o ponto de vista do acesso à justiça [pelo trabalhador]. O que adianta eu ter os direitos e não poder buscar, ter medo de buscar? Esse é um debate fundamental”, enfatiza.

Desembargador Francisco Rossal de Araújo



“Para terminar, eu gostaria de pontuar que é importante que se olhe para frente… quais são os grandes desafios para enfrentar novos tempos? (…) Nós temos de ter propostas. Não adianta só discutir e criticar a reforma trabalhista sem ter uma proposta concreta. Talvez nem aconteça a revogação, mas podemos revogar alguns pontos. Esse é o trabalho de vocês [sindicalistas]”, finaliza Rossal.

Já Araújo, tratou sobre os “Caminhos para a construção de uma proposta de fortalecimento dos sindicatos e da negociação coletiva” e reforçou a importância do movimento sindical para que o País volte a olhar para os trabalhadores e trabalhadoras com carinho e, acima de tudo, de forma justa. “Devemos olhar para a nossa parcela de contribuição para construir um Brasil mais humano e menos desigual. Eu penso que essa é a tarefa primordial e considerando todos os trabalhadores do campo e da cidade e todo o esforço que nós estamos acompanhando, eu penso que a gente só tem a ganhar”, exalta.

Presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo


Ao final da fala dos dois painelistas convidados, abriu-se espaço para a fala de personagens importantes da política do Estado, como os vereadores Airto Ferronato e Giovani Culau, a vereadora Biga Pereira (uma das fundadoras da CTB RS), e o deputado estadual Elton Weber. Também falaram os dirigentes sindicais Amarildo Cenci, da CUT, e Neiva Lazzarotto, da Intersindical.

O dia também foi de homenagens, afinal, a CTB RS existe há 15 anos porque há diversas pessoas que trabalham arduamente para que a entidade se mantenha de pé e em condições de defender todos os trabalhadores e trabalhadoras do Estado diariamente. Pelas mãos do presidente Guiomar Vidor foi entregue um troféu pelos serviços prestados por cada um e cada uma que dedica tempo e energia à entidade. “Para nós [da CTB] é um grande orgulho ter vocês, o trabalho que vocês fizeram e vem fazendo, enfim, agradecer a todos que ajudaram de alguma forma a construir essa central. Muito obrigado mesmo”, agradece, Vidor.

Novo site

O jornalista Clomar Porto, assessor de comunicação da CTB RS, apresentou o novo portal da entidade. Mais moderno, funcional e com recursos exclusivos para os sindicatos possam acessar e inserir notícias e informações relevantes à categoria. Porto celebrou a construção de um novo portal, mas reforçou a importância da comunicação no meio sindical. “Precisamos buscar nos modernizar, investir em novas tecnologias. Um novo site é importante, mas faz parte da pré-história da internet. Temos de evoluir em todos os aspectos, inclusive na forma como nos comunicamos com a base”, afirma.


Vídeos:

https://www.youtube.com/shorts/xOpmJSVHnpY

Comerciários

Posts Relacionados