• 21 de junho de 2024

Campanha Salarial 2023: Sindicomerciários Caxias apresenta pauta de reivindicações da categoria aos setores patronais

 Campanha Salarial 2023: Sindicomerciários Caxias apresenta pauta de reivindicações da categoria aos setores patronais

Na manhã deste dia 12 de junho, o Sindicomerciários Caxias esteve reunido com os representantes dos patrões para entrega da pauta de reivindicações da categoria comerciária, dando início as negociações da Campanha Salarial 2023. Neste ano, a prioridade é a conquista de aumento real nos salários e a manutenção e ampliação dos direitos da Convenção Coletiva, que são os direitos dos comerciários e comerciárias que só existem graças a luta cotidiana do Sindicato.

AUMENTO REAL E DIREITOS

Como parâmetro para o reajuste nos salários, a reivindicação é a reposição da inflação do período, no caso aquela medida até 1º de julho, data-base da categoria, que tem como base o INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, acrescido de aumento real de 3%.

Para o presidente do sindicato, Nilvo Riboldi Filho, “além de lutar pela reposição com aumento real, vamos buscar a valorização da categoria. Precisamos de respeito, condições dignas de trabalho e remuneração justa. Assim como precisamos manter e ampliar os direitos conquistados em anos de luta presentes na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT”.

A Convenção Coletiva da categoria tem cerca de 80 cláusulas. Ela só existe porque foi conquistada pela luta do sindicato e garante os direitos que a lei trabalhista, principalmente após a chamada reforma trabalhista, não assegura mais como adicional por tempo de serviço: triênio, quinquênio; auxílio-creche e prêmio pelo trabalho em domingos e feriados.

Os representantes dos patrões participaram de forma híbrida e presencial no Sindicomerciários Caxias. Estavam os dois principais segmentos patronais: Sindilojas e o Sindigêneros; além deles, a representação dos estabelecimentos de serviços funerários do RS, o do comércio varejista de produtos Farmacêuticos do RS, o do comércio atacadista de Álcool e Bebidas em geral, o das distribuidoras de Produtos Siderúrgicos, o do comércio Atacadista em Geral, comércio Atacadista de Madeiras, e o do comércio de Peças e Acessórios para Veículos do RS.

A pauta de reivindicações da categoria foi aprovada em assembleia geral no dia 29 de maio. A campanha deste ano tem como slogan “É hora de valorizar os comerciários e as comerciárias: aumento real, direitos e trabalho digno”.

Nos próximos dias os representantes das empresas estarão reunidos para discutir a pauta, para que as rodadas de negociação sejam iniciadas.

Comerciários

Posts Relacionados