• 29 de maio de 2022

CAMPANHA SALARIAL 2022: Assembleia dos comerciários e comerciarias de Caxias do Sul aprova pauta de reivindicações

 CAMPANHA SALARIAL 2022: Assembleia dos comerciários e comerciarias de Caxias do Sul aprova pauta de reivindicações

Na noite da última segunda-feira, 18 de abril, comerciários e comerciárias estiveram reunidos em assembleia extraordinária do SINDICOMERCIÁRIOS CAXIAS, realizada de maneira virtual (Zoom), para a aprovação das pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2022. Entre as pautas aprovadas por unanimidade pelos presentes está a luta pela reposição das perdas da inflação mais 2% de aumento real, de acordo com o INPC da data-base da categoria, junho, e mais 78 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT, que garante os direitos que as leis trabalhistas não garantem, como triênio, quinquênio, auxílio-creche e prêmio pelo trabalho em domingos e feriados.

LUTA POR VALORIZAÇÃO
Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS, apresentou uma análise da conjuntura política e econômica atual, levando a situação do início das negociações das outras categorias, e do Piso Regional. Segundo Guiomar, “é inadmissível que os patrões queiram pagar apenas metade da inflação e, ainda assim parcelado! Vivemos um processo de retrocessos nos direitos e leis trabalhistas que iniciou ainda na Reforma Trabalhista, que retirou mais de cem direitos dos trabalhadores ainda no governo Temer, e agravado no atual desgoverno. Um momento de desemprego histórico e brutal perda do poder de compra dos trabalhadores. Não podemos admitir que uma das categorias que mais arriscou sua vida, saúde, e de suas famílias, durante a pandemia, para garantir o abastecimento da população, não seja valorizada, respeitada!” Para o Vidor, será um ano desafiador, de luta acirrada dos sindicatos e entidades, pela dignidade e respeito dos trabalhadores, que não podem pagar, sofrer mais uma vez, para que os patrões mantenham seus lucros. “Estamos vendo o custo da cesta básica crescer quase 18%, a inflação ficar em aproximadamente 11%, todos os produtos sofrendo aumentos generalizados, não é possível que não se reponham as perdas! Vamos lutar, como sempre, até o fim! Não só através das Convenções Coletivas (CCTs) de cada categoria, mas pelo Piso Regional”, conclui.

Nilvo Riboldi Filho, presidente do sindicato, salientou que será um ano de negociações difíceis, e que “a entidade precisará, mais do que nunca, do apoio que sempre recebeu da categoria. Não podemos admitir nenhum retrocesso. Será um ano de muita luta, um ano em que o Sindicomerciários Caxias comemora 90 anos de fundação, de lutas e conquistas e, faremos jus ao slogan da campanha, com o apoio de cada comerciário e comerciária”.

CAMPANHA EM DEFESA DO PISO REGIONAL
A CTB RS lançou na sua última reunião de direção, no dia 12 de abril, a campanha pela valorização do Salário Mínimo do RS, o “piso regional”. Com o conceito de que o Salário Mínimo do RS valorizado é bom para todos, faz bem para a sociedade gaúcha.

A campanha busca mostrar o quanto o piso regional é fundamental para combater as desigualdades, melhorar a renda do trabalho e o ampliar o consumo. “Isto (a valorização do piso regional) faz a roda da economia girar. É bom para todos, e ajuda na superação da crise gerada pela pandemia!”, afirmou.

Nilvo encerrou a assembleia convidando a todos para as comemorações dos 90 anos do Sindicomerciários Caxias, dia 11 de maio, quando será lançada uma revista comemorativa. Também será realizada a comemoração do Dia do Trabalhador, 1º de maio, no Parque dos Macaquinhos. O evento é aguardado por todos os trabalhadores, que ficaram sem poder se reunir nos últimos dois anos por causa da pandemia.

Comerciários

Posts Relacionados