• 21 de junho de 2024

Auxílio aos trabalhadores atingidos pelas enchentes é pauta de reunião com governo estadual

 Auxílio aos trabalhadores atingidos pelas enchentes é pauta de reunião com governo estadual

Na tarde da última segunda-feira, 14/05, na sede da Caixa Federal, na Av. Independência, em Porto Alegre – onde funciona o escritório do Governo Federal no Estado–, a CTB e o Fórum das Centrais Sindicais se reuniram com membros da Advocacia Geral da União (AGU), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria Geral do Governo para debater medidas emergenciais de auxílio aos trabalhadores afetados pelas enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, os sindicalistas expressaram suas preocupações em relação aos mais de 2,1 milhões de pessoas atingidos por essa calamidade, com mais de 618 mil desalojados. Além da entrega de pautas reivindicatórias, foi destacada a necessidade urgente de medidas mais efetivas para garantir emprego e renda aos que tiveram suas rendas prejudicadas com esse desastre.

O presidente da CTB no estado, Guiomar Vidor, enfatizou a importância da regulamentação clara dos dispositivos da Lei 14.437, ressaltando que sua aplicação está vinculada à negociação coletiva entre a representação sindical patronal e dos trabalhadores. Ele também apontou que as convenções firmadas por entidades sindicais, como a Fecosul, visam garantir empregos e salários, mas reconheceu que tais medidas são limitadas diante da magnitude da crise, exigindo a implementação de ações mais consistentes e de longo prazo por parte dos governos federal e estadual.

Os sindicalistas cobraram dos representantes governamentais ações de auxílio emergencial para reconstrução de residências e reposição de utensílios para os atingidos pelas enchentes.

Vidor, que esteve acompanhado do assessor jurídico da CTB/FECOSUL, Dr. Eduardo Bestetti, informou que está agendada uma reunião entre os sindicalistas gaúchos e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e sua equipe para a próxima quinta-feira, 16/05, com o objetivo de esclarecer as medidas implementadas pelo governo e apresentar as pautas das centrais sindicais.

Comerciários

Posts Relacionados