Sindicomerciários Caxias participa do 7º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB
Evento encerrou com aprovação de resolução e reafirmação da luta por igualdade e justiça social
O 7º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB foi encerrado neste sábado (30), em São Paulo, com a aprovação da resolução final que orientará as ações e lutas das mulheres trabalhadoras da Central em todo o país. Após dois dias de intensos debates, troca de experiências e construção coletiva, dirigentes sindicais e representantes de diversas categorias reafirmaram o compromisso com a igualdade de direitos, o combate à violência contra as mulheres, o fim da escala 6×1, a valorização do trabalho e a ampliação da participação feminina nos espaços de poder.
O Sindicomerciários Caxias esteve presente no 7º Encontro com a delegação de mulheres formada por Ivanir Perrone, ex-presidente do sindicato e atual tesoureira; as diretoras e Franciele Colares e Bianca Zílio; e, Gladis Pionner.
Com o tema “Derrotar o projeto da extrema direita nas eleições de 2026”, o encontro aconteceu em um contexto marcado pelos desafios históricos enfrentados pelas mulheres brasileiras, como a desigualdade salarial, as dificuldades de inserção e permanência no mercado de trabalho e os altos índices de feminicídio no país.

Durante os dois dias do encontro (29 e 30) foram abordados temas ligados ao mundo do trabalho, participação política das mulheres, ciência, combate à violência, igualdade salarial, diversidade e fortalecimento da organização das mulheres trabalhadoras no movimento sindical. Entre os principais eixos debatidos no encontro estiveram a luta:
- Pela vida das mulheres
- Por trabalho igual, salário igual
- Pelo fim da escala 6×1, sem redução do salário
- Pela soberania nacional dos povos
- Mais mulheres no poder
- Pela paz mundial
O encontro contou com aproximadamente 250 inscritas de diferentes estados do país, consolidando uma ampla participação das trabalhadoras urbanas, rurais e do mar. As secretarias estaduais de mulheres também irão apresentar contribuições ao projeto nacional da Secretaria da Mulher da CTB durante a programação. A abertura oficial ocorreu na sexta-feira, sob coordenação de Kátia Branco, com participação do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo. Também participam lideranças sindicais, representantes de movimentos sociais, entidades nacionais e internacionais e integrantes do governo federal.

Fim da escala 6×1 mobiliza participantes
Um dos temas mais debatidos durante o encontro foi a luta pelo fim da escala 6×1. Em participação virtual, a deputada federal Daiana Santos celebrou a recente aprovação da proposta na Câmara dos Deputados e defendeu a continuidade da mobilização para sua aprovação definitiva. “Tempo e qualidade de vida são direitos. Essa luta ganhou o apoio de milhares de brasileiros porque fala da vida real de quem acorda cedo, enfrenta longas jornadas e chega em casa sem energia para conviver com a família. Celebramos essa conquista, mas sabemos que ainda há muito a avançar”, afirmou a deputada.
Ivanir Perrone, “além de debater inúmeros temas fundamentais do mundo do trabalho e das mulheres, foi mais uma oportunidade de lutar pelo fim da escala 6×1, sem redução salarial, pois as mulheres são justamente as mais prejudicadas no modelo atual, pois não trabalham apenas em suas empresas, mas em casa também, numa dupla ou tripla jornada de trabalho, praticamente sem folga, sem tempo para viver com suas famílias. As mulheres, mais do que ninguém, merecem mais vida além do trabalho! ” Ivanir complementa afirmando que “os trabalhadores e trabalhadoras estão adoecendo, especialmente as mulheres, devido à exaustão do mundo do trabalho moderno. Quando o principal pilar de uma família está doente, toda a estrutura familiar está comprometida! ”

Resolução aprovada orientará a luta das mulheres da CTB
Ao final do encontro, as participantes aprovaram a resolução final do 7º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB. O documento reafirma o compromisso da Central com a defesa dos direitos das mulheres, o enfrentamento às desigualdades, a valorização do trabalho, a igualdade salarial, o combate à violência de gênero e a ampliação da presença feminina nos espaços de decisão.
A resolução completa será disponibilizada em breve no site da CTB e servirá como referência para a atuação das mulheres trabalhadoras da Central em todo o Brasil.
Acompanhando a delegação também estiveram o ex-presidente da entidade e presidente da Fecosul, Guiomar Vidor; o presidente do sindicato, Nilvo Riboldi Filho; e, o vice-presidente, Bruno Andreis.







