• 27 de setembro de 2022

Sindicomerciários Caxias ajuda a desafogar o sistema de saúde emitindo termo de notificação de isolamento do Covid-19

 Sindicomerciários Caxias ajuda a desafogar o sistema de saúde emitindo termo de notificação de isolamento do Covid-19

Mantendo a postura de não interromper os serviços médicos aos comerciários e comerciárias desde o início da pandemia, o Sindicomerciários Caxias passou a emitir o termo de notificação de isolamento da Covid-19. Os associados e seus dependentes que realizarem consultas e apresentarem sintomas, ou tiverem a testagem positiva, bem como familiares e pessoas que estiveram em contato, receberão o Termo de Notificação de Imposição de Isolamento, onde o profissional médico indica o prazo que deverá manter o isolamento.

Houve grande dúvida em como os trabalhadores seriam atendidos sem sobrecarregar o sistema de saúde após sair a Nota Informativa 42 da Secretaria Estadual da Saúde do RS, dia 28 de janeiro, quando foi determinado que todas as pessoas com sintomas de Covid-19 deveriam ser afastadas de suas atividades e permanecer em isolamento por um prazo de 7 a 10 dias de acordo com sintomas e status vacinal, incluindo familiares e pessoas que tiveram contato. Ivanir Perrone, vice-presidente do sindicato, explica que “atendendo os comerciários associados e seus dependentes, o sindicato ajuda a desafogar os postos e o sistema de saúde, além de estar ajudando a não propagar a doença, afastando os trabalhadores com sintomas. Estamos cumprindo com nosso papel de não deixar os comerciários desassistidos, garantindo sua saúde e vida. Nossa assistência médica esteve atendendo durante toda a pandemia, mantendo os cuidados necessários para a segurança de todos.” Ivanir conclui que o sindicato sempre estará ao lado do trabalhador, e que é preciso garantir sua saúde e segurança.

Nilvo Riboldi Filho, presidente do sindicato, relembra que a mudança para a sede nova, mais ampla e moderna, possibilitou ampliar os atendimentos e contratar novos profissionais de saúde. “Além do atendimento inicial, como este que implica na emissão do termo de afastamento e isolamento dos trabalhadores, também contamos com uma equipe de profissionais que ajudarão os comerciários após o tratamento.  A pandemia está afetando os trabalhadores de várias maneiras, inclusive com necessidade de acompanhamento psicológico em alguns casos”. Na sede da entidade, além de clínico geral, pediatra e ginecologista, são oferecidos  psicólogas e psiquiatra, além dos convênios com especialidades. Nilvo lembra que é importante que todos continuem a fazer sua parte, se cuidando e cuidando dos outros, pois o descaso e descontrole do governo pode fazer com que demore mais para acabar.  

Existem dois tipos de termos de isolamento, o que é entregue ao paciente positivado e, o que é fornecido aos familiares e pessoas que tiveram contato. O termo serve para a comprovação da necessidade de isolamento domiciliar decorrente da Covid-19.

Comerciários

Posts Relacionados