• 21 de junho de 2024

Sindicalistas entregam documento ao MTE com sugestões ao debate de reforma sindical

 Sindicalistas entregam documento ao MTE com sugestões ao debate de reforma sindical

Sindicalistas representando entidades sindicais de sete estados da federação (RS,SC,PR,MS,SP,DF,MG) estiveram nesta terça-feira, 25, em Brasília, em audiência com o Ministro do Trabalho Interino, Francisco Macena para entregar documento de contribuição ao debate para a construção da proposta de reforma sindical e negociação coletiva que está sendo coordenado pelo ministério. Também participaram representantes do judiciário e deputados.

Entre os principais pontos elencados estão a preservação do art.8º da Constituição Federal e da unicidade sindical, fortalecimento da justiça do trabalho, volta das homologações nos sindicatos, financiamento sindical, ultraatividade das normas negociadas em acordos e convenções coletivas e a regulamentação do trabalho por aplicativos.

Também houve pronunciamento em defesa do documento por parte dos Desembargadores da Justiça do Trabalho, Marcelo Dambroso e Luiz Alberto de Vargas, ambos do TRT4, que acompanharam a delegação.

A deputada Daiana Santos PCdoB-RS, que além de reforçar seu apoio à pauta apresentada pelas entidades presentes, colocou seu mandato a disposição do movimento e destacou dois projetos de sua iniciativa que objetivam combater o trabalho análogo ao escravo e salário igual para trabalho igual.

Para Guiomar Vidor, presidente da FECOSUL e CTB-RS, o encontro foi positivo ao levar propostas concretas para reverter as perdas ocorridas com a reforma trabalhista, além de subsidiar o debate que será desenvolvido no próximo período pela comissão tripartite instalada pelo governo LULA.

Comerciários

Posts Relacionados