• 27 de outubro de 2021

Centrais lançam Fórum Estadual em Defesa da Valorização do Salário Mínimo Regional

 Centrais lançam Fórum Estadual em Defesa da Valorização do Salário Mínimo Regional

A CTB e demais entidades sindicais convidam para lançamento e instalação do Fórum Estadual em Defesa da Valorização do Salário Mínimo Regional. A criação do Fórum foi proposta aprovada no V Congresso da CTB, realizado em junho.
A atividade de lançamento será realizada em ambiente virtual (por videoconferência), no dia 5 de julho, às 14h.


Criado em 14 de julho de 2000, por intermédio da Lei Complementar nº 103, queregulamentou o inciso V, do artigo, 7º, da Constituição Federal, o Salário Mínimo Regional foi instituído no Rio Grande do Sul a partir de 1º de julho de 2001, com valor equivalente a 1,28 SM.


Para Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS, “a valorização do Salário Mínimo Regional, ao contrário do que afirmam os setores empresariais, significa um poderoso instrumento de democratização da renda, auxilia no desenvolvimento do Estado e na melhoria da qualidade de vida para mais de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras gaúchos, como domésticos, assalariados rurais e trabalhadores urbanos das pequenas cidades ou categorias menos organizadas”, destacou.
O sindicalista ainda denunciou a falta de compromisso do governo do Estado nos últimos anos com o Mínimo Regional.


“Não podemos permitir que ao completar 20 anos, esse importante instituto sejaextinto pelo Governo do Estado que, cedendo à pressão de setores empresariais e políticos mais retrógrados, passa pelo segundo ano sem reajuste, quando temos um custo da cesta básica no mesmo período, reajustado em mais de 32%”, afirmou Vidor.
Fazem parte do Fórum as seguintes entidades: CTB, CUT, CGTB, INTERSINDICAL, NCST, FS, CSB, UGT, CSP/CONLUTAS, CENTRAL PÚBLICA e FÓRUM.

Comerciários

Posts Relacionados