• 20 de junho de 2024

Campanha salarial 2023: Comerciários e comerciárias de Caxias do Sul reivindicam reajuste com aumento real

 Campanha salarial 2023: Comerciários e comerciárias de Caxias do Sul reivindicam reajuste com aumento real

Reposição das perdas da inflação com aumento real nos salários e a manutenção e ampliação dos direitos da Convenção coletiva. Essa foi a principal definição da assembleia geral dos comerciários e comerciárias de Caxias do Sul realizada nesta segunda-feira, 29 de maio, no auditório da nova sede da entidade. Neste ano, o slogan da campanha unificada no RS é “É hora de valorizar os comerciários e as comerciárias: aumento real, direitos e trabalho digno”.

Com a data-base em julho, a assembleia dá início às mobilizações da campanha em Caxias, que deve ter diversas ações, como a entrega de materiais informativos para a categoria e a sociedade, presença na mídia e nas redes sociais e mobilizações nas lojas e mercados.

O presidente do sindicato, Nilvo Riboldi Filho, destacou que “mais que lutar pela reposição com aumento real, precisamos buscar a valorização da categoria. Precisamos de respeito, condição digna de trabalho e remuneração justa. Assim como precisamos manter e ampliar os direitos conquistados em anos de luta presentes na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT. Sabemos que foi conquistado muito nas últimas décadas de luta, mas, se não nos mantivermos firmes, os representantes dos patrões sempre tentarão retirar ou diminuir, visando somente o lucro, como foi no ano que passou, que até o auxílio-creche queriam retirar das mães comerciárias”.

A Convenção Coletiva da categoria tem cerca de 80 cláusulas. Ela só existe porque foi conquistada pela luta do sindicato e garante os direitos que a lei trabalhista, principalmente após a chamada reforma trabalhista, não assegura mais como adicional por tempo de serviço: triênio, quinquênio; auxílio-creche e prêmio pelo trabalho em domingos e feriados.

No próximo mês, com a divulgação do índice do INPC do período, e as pautas aprovadas, o sindicato inicia as rodadas de negociação junto aos representantes das empresas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Durante a assembleia também foram entregues os relatórios do Seminário de Capacitação e Planejamento para a gestão da nova diretoria da entidade, realizado nos dias 24 e 25 de abril.

O relatório é a ferramenta de trabalho do planejamento que envolveu a diretoria em uma imersão participativa sobre a atuação do sindicato em todas as áreas e definiu as prioridades para o mandato a partir de dois eixos: Luta que traz segurança e Acolhimento e Serviços que trazem bem-estar.

O planejamento estratégico do sindicato definiu as prioridades da entidade para atual gestão, tendo como vetores a formação, comunicação e sustentabilidade.

A direção do sindicato também anunciou a data para a realização do torneio de futebol de salão, no próximo 20 de agosto. As inscrições das equipes e regulamento serão anunciadas nos próximos dias.

Comerciários

Posts Relacionados