• 20 de fevereiro de 2026

CAMPANHA SALARIAL 2026: Comerciários e comerciárias aprovam pauta de reivindicações e iniciam luta por ganho real e valorização da categoria

 CAMPANHA SALARIAL 2026: Comerciários e comerciárias aprovam pauta de reivindicações e iniciam luta por ganho real e valorização da categoria

Na noite da última quinta-feira, 19 de fevereiro, comerciários e comerciárias estiveram reunidos em assembleia extraordinária do SINDICOMERCIÁRIOS CAXIAS, realizada no auditório da entidade, para a aprovação das pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2026. Entre as pautas aprovadas por unanimidade pelos presentes está a luta pela reposição das perdas da inflação mais 3% de aumento real, de acordo com o INPC da data-base da categoria, e mais 80 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT, que garante os direitos que as leis trabalhistas não garantem, como triênio, quinquênio, auxílio-creche e prêmio pelo trabalho em domingos e feriados.

Nos próximos meses iniciam as reuniões com os representantes dos patrões, para levar a pauta de reivindicações da categoria, sendo a data base da categoria 1º de julho, com exceção das concessionárias, em março. O Sindicomerciários Caxias representa aproximadamente 25 mil trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua. Ao todo, são negociadas dez CCTs: mercados, lojas, farmácias, atacados, atacados de álcool e bebidas, atacados de madeiras, funerários, peças, siderúrgicas e concessionárias.

LUTA POR VIDA ALÉM DO TRABALHO

A assembleia também foi momento para os últimos preparativos para o 1º Encontro Nacional de Trabalhadores de Comércio e Serviços da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, quando aproximadamente 150 dirigentes sindicais de todo o país estarão reunidos nos dias 25,26 e 27 de fevereiro em Caxias do Sul. O evento, que acontecerá no auditório do Sindicomerciários Caxias, contará com 15 debatedores e 8 temas de discussão, sendo um dos principais temas o FIM DA ESCALA 6X1, POR MAIS VIDA ALÉM DO TRABALHO.

O Sindicomerciários Caxias apoia o Projeto de Lei 67/2025, da deputada federal Daiana Santos, que propõe a redução da jornada semanal para 40 horas e a adoção obrigatória da escala 5×2 para os comerciários. A proposta busca harmonizar a legislação trabalhista brasileira com padrões internacionais e garantir que os trabalhadores do comércio tenham direito a um descanso adequado. Nilvo Riboldi Filho, presidente do sindicato, enfatizou a importância da defesa do fim da jornada 6×1, da redução da jornada de trabalho, da luta por uma vida além do trabalho aos trabalhadores e trabalhadoras.

Comerciários

Posts Relacionados