Fique atento ao seu local de votação!

jpg

Alguns locais podem ter mudado, confira antes da eleição.

Faltando pouco para as Eleições, os eleitores devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral para o dia da votação. Se você esqueceu o seu local de votação ou se ocorreu alguma mudança, o TRE-RS disponibiliza diversas opções para realizar essa consulta. Consulte antes de ir votar!

Desde setembro, por falta de condições, vários locais de votação no RS foram transferidos para outros prédios próximos dos locais originários anteriores.  Para confirmar o seu local de votação e a seção eleitoral em que votará neste ano, consulte com seus dados no link abaixo:

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao

Vale ressaltar que essas mudanças são referentes às eleições 2020. Para as próximas, o eleitor poderá retornar ao seu antigo colégio eleitoral.

Confira outros canais onde é possível realizar a consulta e informações sobre cuidados da pandemia:

E-título

Se você baixar o e-Título em seu celular, poderá contar com a facilidade de conferir o local de votação através do aplicativo.  O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

SOS Eleitor

A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta de diversas informações o número 148. No sábado (14) anterior ao dia do primeiro turno, o serviço estará disponível das 10h às 19h e no domingo de eleição (15), das 6h às 17h. Ou pelo WhatsApp do TSE: 61 996371078.

Cuidados para o dia da eleição devido à pandemia:

O uso de máscara é obrigatório para todos os indivíduos nas seções eleitorais e, segundo o TSE, pessoas que estejam com febre ou tenham sido diagnosticadas com a doença, nos 14 dias anteriores à data da votação, não devem comparecer e poderão justificar sua ausência. Confira as principais medidas de segurança.

Tempo de votação ampliado

O tempo de votação ganhou mais uma hora e vai acontecer das 7h às 17h. Esse aumento visa diminuir o risco de aglomerações nas seções eleitorais, assim como a melhor distribuição do fluxo de pessoas.

Horário preferencial

O horário preferencial, de 7h às 10h, é destinado aos eleitores com mais de 60 anos. É recomendado que as pessoas não integrantes da faixa etária de risco compareçam aos locais de votação após às 10h. Acompanhantes e eleitores que não têm prioridade não serão impedidos de votar durante esse período, porém deverão respeitar a preferência.

Leve sua caneta

O contato com objetos e superfícies contaminadas pelo SARS-CoV-2 é uma das principais formas de transmissão da COVID-19. Sendo assim, é recomendável que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Dispensa de biometria

A forma de transmissão do vírus também interferiu na maneira de identificar o eleitor. Na eleição 2020, a identificação biométrica não será realizada, pois é necessário reduzir os pontos de contato do indivíduo com superfícies e objetos possivelmente contaminados.

Veja também:

Cinco locais de votação sofrem alteração de endereço em Caxias do Sul