SINDICOMERCIÁRIOS: 88 ANOS AO LADO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO COMÉRCIO

greve 1985

Neste dia 11 de maio, em meio ao enfrentamento da grave pandemia do coronavírus, que atinge não só o Brasil, mas o mundo inteiro, a entidade de classe dos comerciários e comerciárias de Caxias do Sul e região completa mais um ano de trabalho e lutas ao lado da categoria.

Neste período tão difícil para toda a sociedade, o Sindicomerciários não tem medido esforços para proteger a vida, os empregos e a renda da categoria. Nestes 88 anos, jamais houve uma crise com essas características e tão difícil de enfrentar, por isso o fortalecimento e a força do sindicato nunca foram tão importantes e fundamentais para os trabalhadores, seja para intermediação de acordos, luta pelos direitos ou, até mesmo, na manutenção dos atendimentos médicos para desafogar o sistema público de saúde.

Lutas e cuidado

Além da Convenção Coletiva, que garante os direitos fundamentais para a categoria e reposições salariais, conquistados ao longo de anos de mobilização e da luta, o Sindicomerciários possui uma sede campestre, que recebe milhares de comerciários, amigos e familiares todos os verões pra se confraternizar.

O Sindicato também realiza mais de 30 mil atendimentos médicos, odontológicos, trabalhistas e jurídicos por ano aos associados e seus dependentes, e conta com mais de 100 profissionais e clínicas especializadas conveniadas para o atendimento em diversas áreas.

Após algumas semanas com atendimento suspenso, devido ao isolamento, o Sindicomerciários retomou os atendimentos por meio de plantão. Para o presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi Filho “muitos trabalhadores e seus familiares dependem do sindicato para consultas médicas, não podemos deixá-los desamparados nesse momento, o que acarretaria em um aumentando ainda maior no sistema público de saúde!”

Como surgiu

Fundado em 1932, quando surgiu como Associação dos Empregados no Comércio, uma entidade formada por 21 empregados do setor, o Sindicomerciários Caxias representa hoje aproximadamente 18 mil trabalhadores de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua.

Nilvo também faz um agradecimento a todos os ex-presidentes e dirigentes da entidade, que travaram muitas lutas nestes 88 anos, e “em especial a todos os comerciários e comerciárias que nos dedicam sua confiança”!

#SindicomerciariosCaxias88anos