SINDICOMERCIÁRIOS PEDE ANTECIPAÇÃO E AGILIDADE NAS NEGOCIAÇÕES COM SINDILOJAS

reuniao

Na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, o presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi, acompanhado de membros da diretoria e do presidente da Fecosul e CTB-RS, Guiomar Vidor, estiveram reunidos com a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini para a primeira rodada de negociações da Convenção Coletiva para os trabalhadores do comércio para 2019. Além de apresentar a pauta de reivindicações da categoria, Nilvo solicitou ao setor patronal a prorrogação por dois meses (até setembro) para a Convenção Coletiva da categoria que está vigente, isto para que a categoria não fique desprotegida e sem seus direitos porque caso ocorra algum impasse ou demora nas negociações.

PAUTA ECONÔMICA

Os comerciários e as comerciárias caxienses, reunidos em assembleia geral da categoria no dia 23 de maio, aprovaram a reivindicação da reposição da inflação, baseado no Índice Nacional de Preços (INPC) do período (5%,) com aumento real nos salários e benefícios, e um piso de R$ 1.600.

CLÁUSULAS SOCIAIS

Entre os pontos apresentados pelo Sindicomerciários está a manutenção de direitos da categoria, como auxílio-creche, adicional por tempo de serviço, adicional de horas extras, quebra de caixa, pagamento pelo trabalho realizado aos domingos e feriados.

O sindicato apresentou também a proposta de alteração da data-base da categoria para março; estabelecimento de um  horário específico para o domingo de Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Pais; e a criação de uma alternativas para o problema do custo da alimentação para os funcionários lojistas dos shoppings.

ACORDO JÁ

A disposição do Sindicomerciários Caxias é por um acordo rápido, que beneficie a categoria. Por isso já propôs o interesse em agilizar as negociações, intenção que foi bem recebida pela representação dos patrões.  O Sindilojas, que vai levar as solicitações dos comerciários para a assembleia patronal, no próximo 2 de julho, apresentou seus pedidos, para que sejam negociados, como a simplificação e unificação dos valores das bonificações pelo trabalho aos domingos e feriados, buscando facilitar o pagamento. A próxima reunião entre os dois sindicatos será no próximo 10 de julho, pela manhã, data em que se espera chegar a um acordo para fechamento dentro da data-base.

#SindicomerciariosCaxias87anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *