Pesquisa Datafolha aponta que maioria da população é contra a Reforma da Previdência

Closeup of elderly hands

A última pesquisa Datafolha, de abril deste ano, mostra que a população é contra vários pontos da reforma quando está mais bem informada sobre o conteúdo dela. Neste cenário, 51% da população é contra a Reforma da Previdência e 41%, a favor. Mas, quando questionada especificamente, a diferença se torna ainda maior.

A proposta do governo de estabelecer a idade mínima de 62 anos para mulheres se aposentarem é reprovada por 65% dos brasileiros e, 60% são contra ter que contribuir por 40 anos para conseguir aposentadoria integral.

Pra Nilvo Riboldi, presidente do Sindicomerciários Caxias, “para contemplar realmente os anseios da maioria da população, é preciso promover o debate e realizar uma consulta popular, até pelo fato do estudo da CPI da Previdência ter apontado que não existe déficit, mas sim, que os recursos destinados à seguridade social são desvinculados, desviados de seu fim, utilizados para tapar o rombo do governo”.  

Outro temor de grande parte da população são os problemas apresentados pelo sistema de capitalização. “É preciso se espelhar nos países que já optaram por este regime para não repetir os erros, onde vemos casos de pobreza extrema e até mesmo suicídio entre os idosos, como o Chile”, conclui Nilvo.