Dia do Comerciário: 20 mil motivos para comemorar

card_dia_comerciario 3-01

30 de outubro é o Dia do Comerciário. Uma data para homenagear trabalhadores e trabalhadoras de uma das maiores categorias do país. Caxias do Sul, São Marcos, Nova Pádua e Flores da Cunha contam com 20 mil comerciários e comerciárias. Essa é a base territorial do Sindicomerciários Caxias. No Brasil, já há 12 milhões de profissionais trabalhando no comércio.
“Comerciário e comerciária, dia 30 é o seu dia! Você faz parte de uma das maiores categorias do país e faz o Brasil crescer. Parabéns por todo esforço e dedicação no dia a dia do seu trabalho. O Sindicomerciários Caxias tem orgulho de te representar e lutar contigo por direitos e valorização. Você não está sozinho. Estamos juntos e continuaremos contigo”, assegura o presidente do Sindicomerciários, Silvio Frasson.

A data
A Lei que regulamenta a profissão (Lei 12790/2013) foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 14 de março de 2013 e garante: jornada de trabalho de oito horas diárias ou 44 semanais, que pode ser alterada somente através de convenção coletiva; admissão de jornada de seis horas para trabalho realizado em turno de revezamento; e, instituição do Dia do Comerciário a ser comemorado no dia 30 de outubro.
Porém, a história de luta da categoria iniciou ainda no início do século XX, mais especificamente em 1908, quando foi criada a União dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro. Tempo em que trabalhava-se cerca de 16 horas diárias, em condições de trabalho escravo, onde muitos trabalhadores não conseguiam voltar para casa para descansar e tinham que dormir no emprego. Outra data importante é a de 29 de outubro de 1932, quando trabalhadores reuniram-se no Largo da Carioca e organizaram uma passeata com 5 mil participantes. Eles caminharam até o Palácio do Catete, sede do Governo Federal na época, e foram recebidos pelo presidente Getúlio Vargas que ouviu as reivindicações daqueles trabalhadores: redução da jornada de trabalho e direito ao descanso semanal remunerado aos domingos. Atendidos, no dia 30 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União a redução da jornada de trabalho, de 12 horas para 8 horas.
“Nossa história é de muitas lutas. Desde sempre. No início contra a escravidão de uma jornada de trabalho desumana. Depois, junto com trabalhadores de outras categorias, buscamos os direitos trabalhistas e conquistamos a Constituição de 1988. Hoje, nossa causa é de resistência. Não podemos perder o que já foi conquistado. A reforma trabalhista está prestes a entrar em vigor, então, temos que enfrentar os retrocessos. Os integrantes do Sindicomerciários Caxias tem 20 mil motivos para batalhar incansavelmente todos os dias ”, avalia a presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *