Você sabe porque 30 de outubro é considerado o dia dos comerciários, no Brasil?

dia-do-comerciarios2017-02
Em 1908, no Estado do Rio de Janeiro, trabalhadores, como caixeiros, escriturários, guarda-livros e outros, criaram a União dos Empregados no Comércio do RJ. O coletivo foi fundado para combater os abusos e a escravidão a que eram submetidos os trabalhadores pelos comerciantes da época.
Em 1932, também no Rio de Janeiro, os comerciários membros da União e trabalhadores de outras categorias marcharam rumo ao Catete (palácio do Governo Federal) e exigiram do então presidente Getúlio Vargas melhorias nas condições de suas atividades. Neste memorável dia foi assinado o Decreto-Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentou a jornada de trabalho, reduzindo a carga horária escrava de 12 horas diárias para 8. Na ocasião, os trabalhadores também conseguiram garantir o descanso semanal remunerado aos domingos.
Os frutos dessa luta protagonizada pelos comerciários do Rio de Janeiro foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros. O Decreto-Lei 4.042/32 foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, por isso o dia dos comerciários é 30.
A partir dessa breve história de luta e união da nossa categoria, a Fecosul e os Sindicatos dos Comerciários do Rio Grande do Sul parabenizam a todos os comerciários e comerciária, profissionais que muitas vezes colocam suas insatisfações de lado para melhor atender a todos. Trabalhadores que fazem a roda da economia girar, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.
“Que neste dia 30 de outubro possamos renovar a luta de nossos companheiros dos anos 30 e possamos, mais uma vez, com união, junto a nossos sindicatos, garantir nossos direitos e lutar por dias melhores. Esses são os votos da Fecosul e dos Sindicomerciários do RS neste dia 30 de outubro”, afirma Guiomar Vidor, presidente da Fecosul.
Feliz dia do comerciário!

Texto: Juliana Figueiró Ramiro | Assessoria de Comunicação Fecosul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *